Ancara – A delegação iraquiana que viajou para Ancara para tentar obter um acordo com o governo da Turquia e impedir avanços militares na fronteira devido ao conflito com os guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) deixou a cidade sem obter nenhum resultado. A informação foi divulgada por fontes diplomáticas na Turquia. Agora, um ataque das forças turcas contra os curdos é iminente.

CARREGANDO :)

Todas as redes de televisão turcas confirmaram a saída da comitiva iraquiana sem especificar a hora ou o vôo de partida dos representantes.

A reunião com portas fechadas realizada entre as duas partes sexta-feira e na manhã de ontem tinha sido classificada previamente pela Turquia como a última oportunidade para o Governo iraquiano impedir uma incursão militar de Ancara em grande escala no norte de seu território.

Publicidade

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reiterou ontem que adotar uma decisão sobre uma operação além da fronteira com o Iraque só compete à Turquia.

"Não vamos dar passos para a soberania dos outros. Daremos, estamos dando e demos passos a favor de nossos interesses e pela paz na região", disse Erdogan.

Antes de fazer essa declaração a um grupo de mulheres empresárias em Istambul, o primeiro-ministro havia respondido a uma pergunta sobre as propostas colocadas pela delegação iraquiana para distender a crise, dizendo que "não há nada novo".

A Turquia expressou insatisfação pelas propostas de Bagdá e a saída completamente silenciosa dos delegados iraquianos da reunião, assim como pela falta de uma declaração conjunta após o encontro, o que evidencia que as negociações fracassaram.