• Carregando...
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar | Carlos Ohara/Gazeta do Povo
Quiosques da Praia Central de Guaratuba não têm autorização para funcionar| Foto: Carlos Ohara/Gazeta do Povo

Cidade do México – Seis atentados à bomba danificaram 12 gasodutos da companhia estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), desencadearam incêndios e forçaram a retirada de milhares de pessoas e a interdição de duas estradas nas primeiras horas da manhã ontem. Um grupo de esquerda pouco conhecido, o Exército Popular Revolucionário (EPR), assumiu a autoria do ataque no final da tarde. Pelo menos 21 mil pessoas foram retiradas da área das explosões e os mercados de cotação de combustíveis nos EUA sentiram os efeitos. Funcionários do governo mexicano disseram que os ataques custarão centenas de milhões de dólares em produção perdida.

O diretor-geral da Pemex, Jesús Reyes Heroles, informou que todos os ataques ocorreram no estado de Veracruz, em pontos de intersecção entre gasodutos, o que aumentou os danos.

Não há informações sobre vítimas diretas das explosões, mas agências locais de defesa civil relataram que duas mulheres com idade na casa dos 70 anos morreram de ataque cardíaco ao ouvirem os estrondos.

A Pemex e o governo mexicano qualificaram as explosões como "atos de sabotagem". O grupo guerrilheiro EPR afirmou ter feito as explosões como parte de uma "longa guerra do povo" contra "o governo antipopular." O EPR surgiu em 28 de junho de 1996, no primeiro aniversário do assassinato de 17 camponeses pela polícia em Águas Blancas, no estado sulista de Guerrero.

O grupo tem realizado ataques esporádicos contra delegacias de polícia nos estados mexicanos de Guerrero e Oaxaca.

As seis explosões atingiram 12 diferentes gasodutos. Elas ocorreram por volta das 2 h locais de ontem no estado de Veracruz, na costa do Golfo do México, dizia o comunicado da Pemex. A companhia petrolífera estatal cortou o fluxo de gás nos dutos atacados e em um outro situado nas proximidades como medida de precaução.

"O governo federal volta a reiterar que as demandas políticas devem ser resolvidas com apego à legalidade e pelos meios institucionais existentes", dizia um comunicado da secretaria de governo.

Reyes Heroles disse que as explosões provocaram perdas de centenas de milhões de dólares e que o serviço levará de quatro a cinco dias para ser restaurado. Segundo ele, nove estados e a capital mexicana serão afetados.

As explosões desencadearam quatro diferentes incêndios e vazamentos de gás que levaram autoridades locais a esvaziarem comunidades nas quais moram milhares de pessoas. Duas importantes rodovias de Veracruz foram interditadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]