Pelo menos três pessoas morreram, entre elas uma criança, e outras 35 ficaram feridas em ataques cometidos neste domingo (17) no Iraque, informaram à Agência Efe fontes do Ministério do Interior.
As fontes disseram que a criança morreu e três pessoas se feriram na explosão de uma bomba no centro da cidade de Faluja, a 50 quilômetros de Bagdá.
Em outro ataque, um carro-bomba explodiu perto de um posto de gasolina na área de Al Shorqat, a 120 quilômetros de Tikrit, capital da província de Salah ad-Din.
A explosão causou a morte de um policial e feriu outras 24 pessoas, entre elas sete policiais. Vários veículos e imóveis da área foram danificados.
Na área de Al Tuz, a 90 quilômetros de Tikrit, uma bomba explodiu durante a passagem de um carro que transportava três policiais, matando um deles e ferindo os outros dois.
Além disso, seis pessoas, entre elas três soldados, ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba na passagem de uma patrulha do Exército no centro de Faluja.
O Iraque vive uma onda de violência desde o final de 2011, que coincidiu com a retirada das tropas americanas após oito anos de ocupação.
A isso se soma a complicada situação política do Iraque, imerso em uma crise desencadeada após a emissão de um mandado de prisão - em dezembro passado - contra o vice-presidente sunita, Tariq al-Hashemi, por supostos crimes de terrorismo.
Neste sábado, pelo menos 26 pessoas morreram neste sábado e mais de 60 ficaram feridas pela explosão de dois carros-bomba no norte de Bagdá, que tinham como alvo um grupo de peregrinos xiitas. Ao longo do ano, os atentados no Iraque já deixaram quase 70 mortos e mais de 200 feridos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast