Um civil morreu e outros oito ficaram feridos em dois ataques e em um atentado com bomba em uma área situada ao sudoeste de Bagdá, enquanto foi encontrado um cadáver com os olhos vendados e as mãos atadas, informaram hoje fontes policiais.
O civil foi crivado de tiros por um grupo na área de Al-Mahauil, a cerca de 80 quilômetros de Bagdá, enquanto a quase 30 quilômetros de lá, na localidade de Al-Eskandariya, outra pessoa ficou gravemente ferida em um ataque similar, disseram as fontes. Nesta mesma cidade, a explosão de uma bomba feriu sete iraquianos nesta sexta-feira à noite.
Na madrugada de hoje, a Polícia achou o cadáver de uma pessoa assassinada a tiros, com os olhos vendados e as mãos atadas, acrescentaram os porta-vozes da área de segurança.
Por outra parte, tropas iraquianas e americanas detiveram ontem à noite em Al-Mahauil um suposto líder da milícia xiita Exército Mehdi, liderada pelo influente clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr.
Segundo um comunicado do comando americano, o detido, que não foi identificado, era chefe de um grupo que se dedicava à fabricação de bombas que eram usadas em ataques contra civis e forças da coalizão, encabeçadas pelos Estados Unidos. Junto ao suposto líder, foram detidos cinco suspeitos de pertencer a esta célula.
Al-Mahauil e Al-Eskandariya estão localizadas no denominado "triângulo da morte", que há três anos é palco de confrontos entre sunitas e xiitas, e de ataques contra as Forças de Segurança iraquianas e as tropas americanas.