Ataques rebeldes contra forças afegãs e da Otan no Afeganistão começaram a arrefecer em uma comparação anual pela primeira vez em até cinco anos, desafiando previsões de analistas de inteligência, afirmou o general David Petraeus neste sábado (9).

CARREGANDO :)

O número de ataques rebeldes é uma das principais medidas usadas pelos militares para avaliar o sucesso ou fracasso da guerra no Afeganistão, que já dura quase uma década e é o foco da concentração de tropas norte-americanas no país. Os soldados começarão a voltar para os Estados Unidos neste mês.

Petraeus, que deve deixar o posto de principal comandante no Afeganistão na metade deste mês, disse que o número de ataques recuou em maio e junho em "uma pequena porcentagem", comparado aos mesmos meses de 2010. Julho apresenta a mesma tendência, segundo ele.

Publicidade

Tal declínio pode ser comparado a estimativas da inteligência que previam um aumento nos ataques rebeldes de 18 a 30 por cento neste ano sobre 2010.

"Obviamente é isso que queríamos ver - em vez da ascensão anual de ataques que ocorreu durante quatro ou cinco anos", disse Petraeus a jornalistas, durante o que se espera ser seu último pronunciamento à imprensa antes de sua saída.

Petraeus deve se tornar diretor da CIA em setembro.