Os talebãs afirmaram que a onda de ataques e atentados suicidas registrados neste domingo (15) em Cabul e em três cidades do leste do Afeganistão são coordenados e são o começo de sua "ofensiva de primavera".
Zabihulah Mujayed, o porta-voz dos talebãs, afirmou à AFP por telefone que estes ataques também são uma mensagem ao governo de Cabul e a seus aliados militares ocidentais "que acreditavam que nós não lançaríamos uma ofensiva de primavera. (...) Os ataques de hoje são o começo de nossa ofensiva de primavera", declarou.
O rigoroso inverno boreal (hemisfério norte) afegão é um período de repouso para os talebãs, cuja guerrilha ganha intensidade e se estende para todo o país no início da primavera, quando o degelo libera as passagens montanhosas da fronteira com o Paquistão.
Pouco antes da conversa por telefone, Mujayed enviou uma mensagem de texto à AFP reivindicando os três ataques coordenados, assegurando que vários camicases tomaram parte dos objetivos, que são o parlamento e o bairro das embaixadas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião