Pelo menos 37 pessoas morreram nesta quinta-feira (12) em dois ataques de homens-bomba a um subúrbio xiita no sul de Beirute, a capital do Líbano, informou o Ministério do Interior do país.
A região é um bastião do grupo radical xiita Hizbullah, cujos militantes atuam ao lado das forças do ditador da Síria, Bashar al-Assad, na guerra civil no país vizinho, iniciada em 2011.
Segundo forças de segurança libanesas, as explosões aconteceram quase simultaneamente e atingiram um centro comunitário xiita e uma padaria na área residencial e comercial de Borj al-Barajneh. O ataque aconteceu nas proximidades de um hospital administrado pelo Hizbullah.
O ministro do Interior do Líbano, Nouhad Machnouk, afirmou que um terceiro homem-bomba também foi morto pelas explosões.
Segundo o chefe de operações da Cruz Vermelha libanesa, George Kittaneh, os ataques, ocorridos na noite de quinta no horário de Beirute, também feriram dezenas de pessoas.
Foi o primeiro ataque em mais de um ano a uma região dominada pelo grupo xiita no Líbano.
Após os ataques, o Exército libanês colocou postos de controle em todas as entradas para os subúrbios ao sul de Beirute, e as forças do próprio Hizbullah foram colocadas em alerta.
A mídia local disse que os ataques ocorreram perto de um centro xiita na área de Borj al-Barajneh.