Nem mesmo o idealizador da World Wide Web (WWW), o físico britânico Tim Berns-Lee escapou de ser vítima de fraude na internet. Segundo informações do site da BBCBrasil, Tim falou ao jornal The Sunday Telegraph, que comprou um presente de Natal em uma loja virtual falsa e só descobriu que havia sido enganado quando não recebeu a encomenda pelo correio.
Ele relatou que na hora que ligou para o 0800 disponível no site, havia uma mensagem muito educada dizendo que o número estava disponível para quem quisesse usá-lo. "Se tivesse havido um pouco mais de dedicação da minha parte teria descoberto que se tratava de uma fraude", comentou ao jornal.
O físico pede às autoridades que dediquem a mesma atenção e esforços ao combate de crimes cibernéticos como aos crimes convencionais. "Às vezes precisamos de novas leis, mas em outros casos podemos perceber que leis antigas também podem ser aplicadas à web". Tim observa ainda que há necessidade de se aprender a implementação de leis sobre internet. "Leis sobre fraudes, por exemplo, já existem, mas é difícil encontrar e deter as pessoas responsáveis (pelos crimes).
Veja mais notícias na BBCBrasil
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião