Ao menos 31 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas na explosão de uma bomba no noroeste do Paquistão, ontem. As informações são de autoridades da Província de Khyber, que faz fronteira com o Afeganistão.
O ataque aconteceu em uma rodoviária da região tribal. Segundo autoridades, o artefato explodiu às 10h45 locais (3h45 em Brasília) em um ônibus que estava em um posto de gasolina próximo ao terminal, no distrito de Jamrud, onde está a principal passagem terrestre entre o Paquistão e o Afeganistão.
Segundo a fonte governamental, está descartada a possibilidade de homem-bomba. O explosivo teria sido acionado por controle remoto.
Taleban
A região de Khyber concentra diversas facções de grupos terroristas e também possui atuação do grupo armado afegão Taleban. Com o aumento do combate entre as forças de segurança e a organização, cresceu o número de ataques. Nas últimas semanas, grupos islâmicos rivais também se enfrentaram na região, aumentando a violência.
Porém, mesmo com grande número de atentados nessa região, o somatório de ações violentas em todo o Paquistão diminuiu em 2011, especialmente em núcleos urbanos como a capital Islamabad.
De acordo com um levantamento do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz (PIPS), o número de mortes provocadas por ataques terroristas caiu 18% no país em 2011 com relação ao ano anterior (de 2.913 para 2.391).