Pelo menos cinco civis morreram, incluindo duas crianças, e outros 20 ficaram feridos nesta sexta-feira em um ataque suicida contra um comboio militar da Otan na província afegã de Kapisa, no centro do país, segundo fontes oficiais e do organismo multilateral.
O atentado aconteceu no começo da manhã em um mercado no distrito de Tagab, onde um rebelde detonou os explosivos que levava em seu carro, afirmou um alto funcionário do Governo regional, Qudus Safi.
Entre os civis mortos há duas crianças, enquanto os feridos foram transferidos a um hospital próximo, acrescentou Safi às agências locais "AIP" e "Pajhwok".
A missão da Otan no Afeganistão (Isaf, em inglês) confirmou o ataque e assegurou que, embora não tenha havido baixas entre suas fileiras, houve "várias vítimas civis".
O atentado foi reivindicado pelo porta-voz talibã Zabiullah Mujahid, que declarou que o terrorista suicida matou 12 soldados americanos, embora os insurgentes costumem exagerar o alcance de suas ações.
Os insurgentes talibãs recorrem com frequência a minas ou ataques suicidas em sua luta para tentar derrubar o Governo afegão e expulsar do território afegão as tropas internacionais.
Segundo dados do portal independente icasualties.org, em 2012 morreram 402 soldados estrangeiros no Afeganistão. Neste ano, oito já faleceram.