• Carregando...

Um suicida explodiu seu carro do lado de fora de um complexo frequentado por estrangeiros no início da manhã desta terça-feira, matando quatro guardas, enquanto outros militantes invadiram o prédio na cidade de Kunduz e mantiveram um confronto de duas horas com a polícia local. O Taleban assumiu a responsabilidade pelo ataque.

A explosão atingiu toda a vizinhança ao redor do complexo murado em Kunduz, afirmou Mubobullah Sayedi, porta-voz provincial. "Quando o suicida se explodiu, tudo tremeu", disse Sayedi. "Vidros se quebraram em todo lugar. Quatro guardas do edifício morreram e outras dez pessoas ficaram feridas, informou Sayedi. Os estrangeiros que estavam no complexo de dois andares saíram pela porta dos fundos, disse ele.

Segundo o porta-voz da polícia Sarwar Husseini, o edifício era usado por duas empresas de segurança, das quais pelo menos uma é responsável pela GIZ, uma organização de desenvolvimento e assistência alemã que faz a maior parte das contratações para o governo alemão. Husseini e outras autoridades afegãs haviam dito anteriormente que o local era um hotel onde funcionários da GIZ estavam hospedados.

Husseini afirmou que o complexo era usado tanto como escritório como local de hospedagem para as empresas. Mas um porta-voz da GIZ disse que o prédio é usado pela empresa de segurança chamada Kabora, contratada da GIZ, mas não abriga funcionários da GIZ.

O porta-voz do Taleban Zabiullah Mujahid disse, em mensagem de texto enviada à Associated Press, que seus homens atacaram "um centro de inteligência alemã e uma empresa de segurança". O alvo do ataque e vários prédios próximos ficaram danificados.

"Nós ouvimos uma grande explosão que estremeceu toda Kunduz", disse Ahmadullah, vendedor de 30 anos que mora a cerca de dez metros do prédio atingido. "Foi uma explosão muito forte." Ahmadullah, que usa apenas um nome, disse que ele e sua família deixaram rapidamente o local e foram para a casa de um parente, nas proximidades. Mas achando que ainda estava muito perto do confronto, foi buscar abrigo na casa de um outro parente, que mora mais distante. "Meus filhos estão muito assustados", disse ele. "Nós nunca estivemos tão perto de um suicida.

Os confrontos têm se concentrado no sul e no leste afegãos, mas os insurgentes têm realizado cada vez mais ataques no norte, que costumava ser mais calmo. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]