Dois suicidas atacaram uma delegacia na cidade iraquiana de Mosul, norte do país, matando quatro policiais. Um terceiro suicida foi morto a tiros pelos policiais antes de ativar os explosivos que levava junto ao corpo. Uma das vítimas e o alvo do ataque era o tenente-coronel Shamil Ahmed Oglaq, que na semana passada liderou uma operação contra um grupo ligado à Al-Qaeda.

CARREGANDO :)

O ataque realizado na manhã desta quarta-feira (29) destruiu a maior parte da delegacia instalada na região de Qabr al-Binat, oeste de Mosul, informou uma fonte do Ministério do Interior. De acordo com um policial, Oglaq havia comandado uma operação no oeste da cidade durante a qual o líder do Estado Islâmico do Iraque, grupo ligado à Al-Qaeda, foi morto. A fonte policial disse que Oglaq havia sobrevivido a quatro tentativas de assassinato anteriores.

O ataque ocorreu dois dias depois de a ação de dois suicidas na cidade de Ramadi ter matado nove pessoas, dentre elas quatro policiais, e deixado 49 feridos, incluindo cinco mulheres e quatro crianças. Mosul, localizada a 350 quilômetros ao norte de Bagdá, e a vizinha província de Nineveh compõem uma das áreas mais violentas do Iraque.

Publicidade

No dia 20 de dezembro, forças especiais do Exército iraquiano mataram três líbios que estariam planejando ataques antes do Natal durante uma ação em Mosul, informou um porta-voz do Ministério da Defesa. "Forças especiais da Segunda Brigada em Mosul mataram três suicidas líbios durante uma operação", disse o major-general Mohammed al-Askari. As informações são da Dow Jones.