Pelo menos quinze pessoas morreram nesta quinta-feira (28) e trinta ficaram feridas pela explosão de dois carros-bomba no bairro de maioria xiita Al Choola, localizado no noroeste de Bagdá, no Iraque, informaram fontes policiais do país.
O primeiro dos atentados ocorreu próximo a um campo de futebol e o segundo nas imediações de um restaurante. O número de vítimas fatais ainda pode aumentar devido ao grave estado de saúde dos feridos, entre os quais existem sete policiais.
Além disso, um ataque de um grupo armado contra um posto de segurança matou um dirigente dos Conselhos de Salvação (milícia pró-governo) e um de seus seguranças em uma aldeia em Al Hauiya, na província de Kirkuk, a cerca de 250 quilômetros ao norte de Bagdá.
Em outro episódio de violência, um grupo que se deslocava de moto assassinou a tiros um policial no centro da cidade de Faluja.
As fontes policiais também informaram que um funcionário da faculdade de Literatura da Universidade de Mossul, no norte do Iraque, morreu baleado em frente a sua casa.
E quatorze civis sofreram ferimentos pela explosão em um mercado de uma bomba colocada em um veículo na cidade de Al Aziza, a cerca de setenta quilômetros de Bagdá.
As autoridades acrescentaram que quatro membros dos Conselhos de Salvação ficaram feridos em dois ataques perpetrados nas localidades de Beiji e de Al Shehabi, situadas a cerca de 200 e 80 quilômetros, respectivamente, da capital iraquiana.