Pelo menos oito crianças e um policial morreram neste sábado (9) em um atentado suicida na cidade de Khost, capital da província de mesmo nome no leste do Afeganistão. O ataque ocorreu por volta do meio-dia local e deixou ainda outras duas pessoas feridas, segundo uma autoridade policial que não quis ser identificada.
"Um suicida explodiu uma bomba perto de uma patrulha formada por policiais afegãos e forças internacionais", afirmou o governador provincial de Khost, Barialai Rawan.
Poucas horas antes, em Cabul, pelo menos 9 pessoas morreram em um atentado no portão do Ministério da Defesa do país.
O ataque, realizado por um homem-bomba, foi seguido de disparos de armas de fogo contra o prédio, afirmou um agente da Otan à agência de notícias Reuters.
Todos os mortos neste atentado foram civis que estavam na região da explosão, outras 14 pessoas, incluindo seguranças do prédio, estão feridas.
Os atentados acontecem durante a visita do secretário de defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, ao país.
O talibã publicou uma nota logo horas após a primeira explosão assumindo sua responsabilidade pelos atos. Na nota é dito que o atentado era "uma mensagem à Chuck Hagel".
Segundo a Força Internacional de Assistência para Segurança, Hagel está em Cabul, mas não se encontrava próximo ao local da primeira explosão.
As tropas dos Estados Unidos e da Otan se preparam para deixar o Afeganistão em 2014.