Pelo menos 20 pessoas morreram hoje no Iraque em três diferentes atentados no país, informam as agências internacionais.
Em Fallujah, cidade do oeste do país sob controle de insurgentes, um bombardeio deixou ao menos 11 mortos e 20 feridos; em Tarmiya, ao norte de Bagdá, um carro-bomba matou pelo menos outros sete; e em Nínive, também ao norte da capital iraquiana, um tiroteio deixou dois mortos.
Ontem, um oficial do exército iraquiano anunciou o início de uma operação para recuperar áreas próximas de Fallujah.
A cidade, que fica a 60 km de Bagdá, está desde janeiro sob controle de jihadistas da milícia "Estado Islâmico do Iraque e do Levante" (EIIL) e de combatentes de tribos opositoras ao governo.
Segundo a agência France Presse, porém, a ofensiva do exército não deve acontecer tão cedo. Além de representar um possível risco para os civis de Fallujah, a iniciativa é desestimulada pelos meses fracassos em operações similares organizadas em outras regiões rebeldes, como a província de Al-Anbar, de maioria sunita.
Os atentados terroristas e a violência entre grupos religiosos aumentaram no Iraque, onde apenas no mês passado 750 pessoas - sendo 610 civis - morreram, de acordo com a ONU.