Ouça este conteúdo
Dois ativistas climáticos atiraram neste domingo (28), sopa sobre "Mona Lisa", obra-prima de Leonardo da Vinci exposta no Louvre, em Paris, cuja tela original está protegida por uma lâmina de vidro instalada em 2005.
As duas mulheres, que foram filmadas durante a ação que durou quase dois minutos alegando serem membros do grupo “Riposte Alimentaire”, atiraram a sopa de cor laranja e rapidamente passaram por baixo das barreiras de madeira que rodeiam o quadro.
"O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e duradoura? O nosso sistema agrícola está doente", gritou uma das ativistas em francês, enquanto erguia o punho. Rapidamente, funcionários do Louvre, museu mais visitado do planeta, colocaram painéis pretos para impedir que o público filmasse a cena. A sala que abriga a obra-prima de Da Vinci foi evacuada para iniciar as tarefas de limpeza.
A Mona Lisa, considerada a tela mais famosa do mundo, foi recentemente alvo de outro ataque simbólico quando em maio de 2022 uma torta lhe foi atirada. A ação deste domingo coincide com a revolta dos agricultores franceses, que durante dias bloquearam centenas de quilômetros de estradas para exigir melhores salários, menos regulamentações ambientais e mais protecionismo. (Com Agência EFE)