Dois navios carregando 120 ativistas linha-dura do Irã tomaram a direção do Bahrein para mostrar solidariedade à população de maioria xiita do pequeno país insular do Golfo Pérsico. O líder do grupo, Mahdi Eghrarian, disse que dois navios deixaram ontem o porto de Dayyer.
Não está claro se eles serão parados pelas autoridades iranianas, assim como dois navios já foram em uma tentativa similar no último mês.
Eghrarian afirmou que um terço dos ativistas eram mulheres e dez eram crianças e que o grupo levava mensagens de apoio. "Começamos a nos mover em direção às águas internacionais. Tentaremos chegar o mais próximo possível da fronteira do Bahrein para entregar cartas e mensagens do Irã ao Bahrein", disse o líder.
Direitos
No Bahrein, onde os protestos começaram em fevereiro, os manifestantes da maioria xiita reivindicam direitos iguais e participação política.
O Irã insiste que os protestos liderados pela oposição xiita no Bahrein não fazem parte de uma disputa sectária, mas são levantes contra a tirania.