A fabricante de veículos elétricos Tesla, do empresário Elon Musk, foi alvo de uma tentativa de invasão por ativistas contrários à expansão de uma fábrica na cidade de Grueneheide, perto de Berlim, na Alemanha.
O protesto reuniu mais de 800 pessoas e acabou levando a um confronto direto com a polícia quando alguns deles tentaram entrar ilegalmente nas instalações nesta sexta-feira (10). Segundo a agência Reuters, vários foram detidos.
Alguns dos manifestantes danificaram veículos da fabricante usando pirotecnia e pintura em um local de armazenamento de carros próximo às instalações, afirmou um porta-voz da polícia.
O bilionário reagiu à tentativa de invasão na rede social X, da qual também é dono. “Por que a polícia deixa os manifestantes de esquerda escapar tão facilmente?”, questionou Musk, que também comunicou por meio da plataforma que os manifestantes não conseguiram acessar a fábrica, apesar do plano.
Esse não foi o primeiro protesto contra a fábrica da Tesla na Alemanha. Em março, o grupo esquerdista Vulkangruppe foi acusado de provocar um incêndio criminoso que cortou a energia das instalações e de outros imóveis próximos. Com a suposto ataque, a Tesla precisou interromper as atividades produtivas naquela ocasião.