Um gorila foi morto no Zoológico de Cincinatti, nos Estados Unidos, depois de um menino de quatro anos cair em sua jaula. O incidente aconteceu no último sábado (28), quando o animal foi abatido, segundo a equipe do parque, para salvar a vida da criança.
O gorila é uma espécie ameaçada em extinção, e a morte do primata Harambe, de 17 anos, gerou o engajamento de cerca de 200 mil pessoas, que assinaram petições no site Change.org. Um dos abaixo-assinados demanda que o zoológico responsabilize os pais do menino pelo ocorrido, por falta de supervisão da criança durante a visita.
O documento também diz que a queda do menino e o abatimento de Harambe foram causados pela negligência dos pais, e recomenda uma investigação de ambiente familiar da criança e eventual prisão dos responsáveis.
Já a página “Justiça para Harambe” no Facebook, reúne fotos, postagens e reportagens sobre o caso, e possui mais de 4 mil curtidas.
Uma publicação no site do zoo explica que a morte do animal “é uma grande perda para a família do zoológico e para a população de gorilas ao redor do mundo”.
Entenda o caso
O menino de quatro anos caiu na jaula do gorila, que pesava 181 quilos, após escalar a barreira de contenção do local.
A queda de cerca de três metros o levou até o recinto onde, além de Harambe, duas primatas fêmeas se encontravam. Elas foram removidas pela equipe do zoológico, mas o macho acabou indo ao encontro do garoto.
O gorila o arrastou e prendeu por aproximadamente 10 minutos, até a equipe do local sacrificar Harambe. Ele foi encaminhado para um hospital infantil das redondezas sem grandes danos ou risco de vida.
Confira vídeos dos momentos do menino com o gorila
Colaborou: Cecília Tümler