O ônibus espacial Atlantis encerrou uma jornada de dois dias rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) com uma manobra bem-sucedida de acoplagem realizada neste domingo. A nave decolou na sexta-feira do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, na Flórida.
Antes de efetuar a manobra, o comandante Frederick Sturckow direcionou o Atlantis de modo a que a tripulação da estação espacial pudesse fotografar a barriga da nave, coberta com pastilhas de cerâmica, necessárias para o processo de reentrada do Atlantis na atmosfera terrestre.
As fotos auxiliarão a Nasa a determinar se o ônibus sofreu algum tipo de dano durante a decolagem na sexta-feira, quando houve uma tempestade de granizo.
Até o momento, a única área do ônibus espacial que prende a atenção dos engenheiros é uma pequena seção da camada isolante no motor esquerdo da espaçonave que teria se soltado, durante a decolagem.
"Embora o que detectamos não pareça ser nada sério, a equipe está discutindo alternativas para solucionar o problema" escreveu um dos controladores de vôo em um e-mail para a tripulação da estação espacial.