Após quatro tentativas frustradas, o ônibus espacial Atlantis foi finalmente lançado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), às 12h15m deste sábado, do Centro Espacial Kenedy, no Cabo Canaveral, Flórida. A missão da nave, que leva seis tripulantes a bordo, é reiniciar a construção da ISS, suspensa depois da explosão do ônibus espacial Columbia, em 2003.
Os ônibus espaciais são os únicos veículos preparados para levar peças grandes para a Estação Espacial Internacional, um projeto multinacional de US$ 100 bilhões. As obras ficaram paradas desde o acidente com o ônibus espacial Columbia, que explodiu quando retornava à Terra. Desde então, a Nasa só fez dois outros vôos tripulados, para testar modificações de segurança. Atualmente, mais de 12 peças importantes aguardam a vez de serem levadas para a estação.
O Atlantis leva uma peça de 17,5 toneladas, contendo dois geradores solares, para a ISS. Os seis astronautas também devem substituir os cabos dos sistemas elétrico e de refrigeração da estação.
- É claramente uma tarefa muito complicada - disse o gerente do programa de ônibus espaciais da Nasa, Wayne Hale. - É difícil comparar isso a caminhadas lunares ou outras coisas que fizemos no passado. Claramente essas são as caminhadas espaciais e as tarefas de montagem mais complicadas já feitas.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast