Cabo Canaveral – A agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, lançou ontem o ônibus espacial Atlantis, com seis astronautas a bordo, para a Estação Espacial Internacional (EEI). A nave decolou como previsto às 11h15 (12h15 em Brasília) após seis adiamentos sucessivos desde o dia 27 de agosto.

CARREGANDO :)

Os atrasos haviam sido decididos por causa de condições meteorológicas desfavoráveis e de duas anomalias técnicas. Os dois foguetes de propulsão do ônibus espacial Atlantis se separaram, como planejado, dois minutos depois da decolagem e caíram no Atlântico, onde serão recuperados para ser reutilizados.

Nove minutos depois da decolagem, Atlantis entrou em órbita. O ônibus e seus seis astronautas, entre os quais uma mulher e um canadense da Agência Espacial Canadense, vão realizar uma missão orbital de 11 dias, talvez 12, incluindo a acoplagem, que seria iniciada ainda ontem, e o retorno à Terra.

Publicidade

O principal objetivo é a retomada da construção da EEI, com a entrega e a instalação de dois importantes módulos de montagem, entre eles uma antena solar. Os módulos pesam 16 toneladas no total. Trata-se do terceiro vôo de uma nave norte-americana em pouco mais de um ano, desde a desintegração de Columbia em 1.º de fevereiro de 2003.