A competição de skate da RedBull em Nova York recebeu críticas nas redes sociais, após premiar em primeiro lugar na categoria feminina a atleta trans Ricci Tres, de 29 anos. Na segunda colocação, ficou Shiloh Catori, de 13 anos.
Em seguida, classificaram-se as atletas Jordan Pascale, 16; Chrissy Brown, 28; Juri Iikura, 10; e Jessica Perlmutter, 12. Com o primeiro lugar, Ricci levou o prêmio de US$ 500, que corresponde a mais de R$ 2.600 na cotação atual do dólar. Já a segunda colocada levou a metade do valor.
Apesar de ter perdido o primeiro lugar, Shiloh publicou no Twitter que não estava chateada. “O skate é um esporte maravilhoso. Aceitamos e amamos todos, não importa como eles escolham ser identificados", comentou.
A vencedora serviu a marinha por quatro anos e tem três filhos com a ex-esposa, com quem ainda compartilha a casa e a criação. Desde que se identifica como mulher, Tres faz tratamento hormonal para suprimir a produção de testosterona, mas ainda não atingiu o máximo permitido para participar do campeonato nacional e concorrer à classificação para as Olimpíadas.
As críticas começaram com a publicação da atleta Taylormay Silverman, de 27, que participou do evento em outras edições. “Homem ganha as finais femininas e dinheiro. Minha história não é única no skate. Minha história não é única no esporte em geral”, tuitou Silverman. A atleta deixou de ganhar cinco mil dólares por ficar em segundo lugar contra atletas trans em outras competições.
O assunto surge em meio ao debate sobre a participação de atletas trans em categorias femininas de outros esportes. Recentemente, a União Ciclística Internacional (UCI) e a Federação Internacional de Natação (Fina) ajustaram suas regras para a inscrição de atletas em competições.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink