O ator William Shatner, mais conhecido por interpretar o capitão James T. Kirk na clássica série de ficção científica Jornada nas Estrelas (Star Trek, no original em inglês), se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, aos 90 anos, nesta quarta-feira (13).
Ele decolou ao lado de outros três tripulantes a bordo do foguete New Shepard, da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, para um "bate-volta" de cerca de dez minutos de duração. O lançamento ocorreu por volta de 11:50 desta manhã (horário de Brasília) em uma base no estado do Texas, Estados Unidos.
Os tripulantes experimentaram quatro minutos de gravidade zero e puderam ter vistas privilegiadas da Terra.
A cápsula, que é reutilizável, retornou com auxílio de paraquedas especiais e pousou em segurança com os tripulantes, que foram recebidos de volta por Jeff Bezos e a equipe de resgate da Blue Origin.
"É indescritível", exclamou Shatner ao descer da cápsula e relatar a sua experiência a Bezos. "O que você me deu foi a experiência mais extraordinária, eu estou cheio de emoções e espero nunca me recuperar disso", afirmou.
O voo suborbital foi transmitido ao vivo:
Além do astro da ficção científica, os outros passageiros da viagem são Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin; Chris Boshuizen, cofundador da empresa de satélites Planet Labs; e Glen de Vries, cofundador da empresa de software Medidata.
"Já faz muito tempo que ouço falar do espaço. Estou aproveitando a oportunidade para ver por mim mesmo. Que milagre", disse William Shatner antes da missão.
Essa é a 18ª missão da New Shepard e o segundo voo tripulado da Blue Origin, que enviou Jeff Bezos e outras três pessoas ao espaço em 20 de julho.
O voo estava marcado inicialmente para a terça-feira passada (12), mas foi adiado por causa de fortes ventos.