• Carregando...
Rinocerontes em parque na África do Sul, país onde a ação de caçadores ilegais cresceu nos últimos anos | Mike Hutchings/Reuters
Rinocerontes em parque na África do Sul, país onde a ação de caçadores ilegais cresceu nos últimos anos| Foto: Mike Hutchings/Reuters

A caça ilegal de rinocerontes disparou impulsionada pelo valor dos chifres destes animais, que alcançam preços tão elevados quanto o do ouro no mercado negro asiático, comprometendo o trabalho realizado há décadas para reconstituir a população selvagem desses imensos herbívoros.

Só na África, onde vivem de 70% a 80% da população mundial de rinocerontes, o aumento de sua caça ilegal é dramático: 13 rinocerontes foram mortos em 2007, 448 em 2011, e nos quatro primeiros meses de 2012, já são 200 os animais vítimas dos caçadores ilegais.

O aumento da caça se deve à alta da demanda de chifres de rinocerontes, usados na medicina tradicional asiática. Seu preço no mercado negro chega a valer US$ 66 mil dólares o quilo.

Nesse ritmo, o número de rinocerontes sacrificados a cada ano corre o risco de superar logo o de nascimentos, adverte o Grupo de Gestão de Rinocerontes (RMG) da Comunidade da África Austral. A espécie se encaminharia, nesse caso, para uma redução rápida até sua possível extinção em poucos anos.

Os rinocerontes brancos e negros, duas subespécies africanas, foram quase exterminados nos séculos 19 e 20. Há vários anos, graças aos esforços de conservação e a formas de criação de gado mais lucrativas, a população de rinocerontes voltou a crescer. Essa recuperação, no entanto, poderia vir abaixo devido à retomada da caça ilegal.

A China, antes grande con­­sumidora de chifres de ri­­no­­ceronte, está conseguindo com que se respeite a proibição de venda e de tráfico de chifres, segundo a Traffic, organização independente de supervisão do comércio ilegal de animais.

"A atitude das pessoas mudou desde 1993, quando a utilização do chifre de rinoceronte na medici­­na tradicional chinesa foi proibida", explica Luo Anan, porta-voz da organização. "Agora a demanda provém principalmente do Vietnã", acrescenta.

"Propriedades"

O chifre do rinoceronte é usado sob a forma de pó por suas supostas propriedades para aliviar a febre, manter a potência sexual em qualquer idade e até combater o câncer.

E tudo isso sem o menor fundamento científico, já que este estranho apêndice nasal é composto exclusivamente de queratina, a mesma substância encontrada nas unhas humanas.

"Embora as apreensões de chifres de rinoceronte destaquem que a lei começa a ser aplicada (no Vietnã), os mercados da medicina tradicional prosperam ali mais do que em outros países asiáticos", observa Tom Milliken, diretor da Traffic.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]