O Parlamento da Austrália investiga 15 membros da Ordem Hospitalária de São João de Deus da Igreja Católica por pedofilia, informou a imprensa local nesta segunda-feira (29). A ordem, conhecida como "joanina", presta serviços a crianças com deficiência e problemas de aprendizagem no país.
Representantes da ordem testemunharam no Parlamento do Estado de Victoria, no Sudoeste do país, que investiga casos entre 1940 e 1980, de acordo com a "ABC". Um dos irmãos da ordem, Tim Graham, disse que a primeira denúncia de abuso sexual foi feita em 1993, mas a polícia até agora não acusou os supostos autores.
Em 2002, a Ordem de São João de Deus, que opera em vários países latino-americanos, pagou cerca de US$ 3,7 milhões a 24 pessoas que supostamente foram abusadas por seus membros.
O Parlamento de Victoria começou a investigar no ano passado o abuso sexual por parte de várias organizações que operam no Estado, inclusive a religiosa. A Igreja Católica admitiu em setembro cerca de 620 casos de abuso sexual de menores cometidos por sacerdotes desde 1930 na Austrália.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião