São Paulo - Um grupo de ativistas bloqueou a linha férrea que dá acesso à maior instalação de exploração de carvão da Austrália ontem, na região de Sydney. Foi um protesto contra a cúpula do clima de Copenhague.

CARREGANDO :)

Os manifestantes se acorrentaram aos trens e trilhos e escalaram algumas composições, interrompendo o tráfego em toda a linha, na região de Newcastle. De acordo com a ONG Rising Tide o ato parou a linha por seis horas.

O grupo diz que as exportações de carvão de Newcastle são a maior contribuição do país para a mudança climática. "Fizemos como um protesto contra o fracasso das negociações climáticas em Copenhague. [...] Estamos perdendo a fé em nossos líderes para tirar o mundo da crise", afirmou Steve Phillips, porta-voz dos manifestantes.

Publicidade

A Austrália é o maior exportador de carvão do mundo e depende, em grande parte, desta fonte para gerar energia elétrica. A maioria do carvão sai de Hunter Valley, na região de Newcastle, e deixa o país de navio por meio da empresa Serviços de Carvão do Porto Waratah. Em 2008, a empresa retirou 91,5 milhões de toneladas de carvão.

Veja também
  • México é a nova esperança climática