Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise migratória

Áustria envia Exército para impor controle na fronteira

Policiais austríacos vigiam estação de trem em Salzburg. País reestabeleceu controle de entrada em sua fronteira leste | DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS
Policiais austríacos vigiam estação de trem em Salzburg. País reestabeleceu controle de entrada em sua fronteira leste (Foto: DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS)

A Áustria anunciou nesta segunda-feira (14) que vai enviar Forças Armadas para proteger sua fronteira leste, seguindo os passos da Alemanha na reimposição dos controles fronteiriços dentro da Europa, após milhares de imigrantes atravessarem a divisa austríaca com a Hungria a pé.

Autoridades austríacas disseram que não tinham outra opção após a decisão alemã tomada no domingo, que efetivamente suspende o regime de Schengen, em vigor há 20 anos, que permite a livre travessia de fronteiras dentro do continente.

“Se a Alemanha realizar controles fronteiriços, a Áustria precisa fortalecer suas fronteiras”, disse o vice-chanceler Reinhold Mitterlehner durante entrevista coletiva conjunta com o chanceler Werner Faymann. “Estamos fazendo isto agora”.

Ele e Faymann disseram que o Exército seria enviado em um papel de apoio.

“O foco do apoio é a ajuda humanitária”, disse Faymann. “Mas também é, e gostaria de enfatizar isto, um apoio aos controles fronteiriços onde for necessário”.

Antes do anúncio, imigrantes estavam andando pela fronteira da Hungria com a Áustria no maior ritmo até o momento. A polícia informou que as acomodações de emergência estavam se esgotando, inclusive os acampamentos com barracas perto da fronteira e estacionamentos nas estações ferroviárias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.