Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recorde

Austríaco Felix Baumgartner salta da estratosfera e bate recorde

Felix Baumgartner comemora após completar o salto com sucesso | Reuters
Felix Baumgartner comemora após completar o salto com sucesso (Foto: Reuters)
Felix Baumgartner comemora após completar o salto com sucesso |

1 de 8

Felix Baumgartner comemora após completar o salto com sucesso

Felix Baumgartner desce do veículo que o levou para o campo de decolagem |

2 de 8

Felix Baumgartner desce do veículo que o levou para o campo de decolagem

Piloto fez testes na cápsula da missão, em Roswell, no Novo México, dias antes de partir para a tentativa de quebrar o recorde |

3 de 8

Piloto fez testes na cápsula da missão, em Roswell, no Novo México, dias antes de partir para a tentativa de quebrar o recorde

Imagem mostra a cápsula presao ao balão que levaria o austríaco para o espaço |

4 de 8

Imagem mostra a cápsula presao ao balão que levaria o austríaco para o espaço

Felix Baumgartner de prepara para a missão que o levou para a estratosfera |

5 de 8

Felix Baumgartner de prepara para a missão que o levou para a estratosfera

Imagem mostra o balão instantes antes da decolagem |

6 de 8

Imagem mostra o balão instantes antes da decolagem

Eva Baumgartner, mãe do saltador austríaco, acompanha o momento da subida do balão |

7 de 8

Eva Baumgartner, mãe do saltador austríaco, acompanha o momento da subida do balão

Já dentro da cápsula, Felix Baumgarnet é monitorado pelo telão no centro de controle da missão que o levou para saltar da estratosfera |

8 de 8

Já dentro da cápsula, Felix Baumgarnet é monitorado pelo telão no centro de controle da missão que o levou para saltar da estratosfera

O austríaco Felix Baumgartner saltou da estratosfera neste domingo, a uma altura de 39.068 metros, para se transformar no primeiro ser humano a romper a velocidade do som em queda livre.

Após uma ascensão de duas horas e 35 minutos sobre Roswell, nos Estados Unidos, o balão que levanta a cápsula alcançou a altura esperada e Baumgartner se lançou no vazio, dentro de seu traje pressurizado, que o protegeu da baixa pressão e das baixas temperaturas.

A queda livre do austríaco durou quatro minutos e 20 segundos. Depois disso, ele abriu o paraquedas, que o conduziu até o chão.

Em condições normais, na atmosfera terrestre a velocidade do som é de 1.234 km/h, enquanto na estratosfera se pode alcançar com 1.110 km/h, pela menor resistência do ar, segundo a missão que coordenou o salto.

Baumgartner conseguiu controlar a queda e evitar cair em parafuso, o que poderia ter levado a perder a consciência ou sofrer uma hemorragia cerebral.

O austríaco se prepara há cinco anos para esta missão e tentava romper quatro recordes: ser o primeiro a superar a velocidade do som sem ajuda mecânica; realizar o mais alto salto de paraquedas, protagonizar a queda livre mais longa e subir ao ponto mais distante da Terra.

Dois, com certeza foram batidos, o salto mais alto com paraquedas e a maior subida distante do planeta.

O principal assessor de Baumgartner é justamente o antigo recordista, Joe Kittinger, hoje com 84 anos, que em 1960, quando era membro das Forças Aéreas dos Estados Unidos, saltou de altura de 31.333 metros.

A velocidade da queda de Baumgartner será verificada pelos instrumentos que ele leva em seu traje. Analistas e especialistas ratificarão a informação de que ele quebrou a velocidade do som.

O salto coincide com o 65º aniversário da primeira vez que a barreira do som foi rompida. O feito é do americano Chuck Yeager, a bordo de um caça X-15, no dia 14 de outubro de 1947.

Veja as fotos da preparação para o salto estratosférico

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.