Bagdá - O jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, que atirou os sapatos contra o presidente dos EUA, George W. Bush, durante uma entrevista em Bagdá, recebeu golpes na cabeça e teve um braço quebrado quando foi retirado do local por oficiais de segurança. A denúncia é de um irmão do repórter, Maitham al-Zaidi. "Ele estava ferido na cabeça porque levou uma coronhada de fuzil, e um de seus braços estava quebrado", disse Maitham.
O irmão do jornalista se recusou a identificar a fonte da informação e sua afirmação não pôde ser verificada. Várias autoridades iraquianas negaram ter responsabilidade pelo caso.
Fontes do governo informaram ontem que o repórter foi entregue aos seguranças do primeiro-ministro, Nouri al-Maliki. Ele será investigado pelo comando militar encarregado de garantir a segurança em Bagdá.
Manifestantes protestaram ontem em várias partes do Iraque pela libertação do jornalista. Os protestos também ocorreram em outros países da região.
Muntazer Al Zaidi admitiu ontem, perante um tribunal, que atirou seus sapatos contra Bush.
O jornalista, que trabalha para um canal de TV sunita, deve ser indiciado "por agressão contra um presidente. A lei acarreta pena de 7 a 15 anos de prisão.
O episódio mereceu até brincadeira na internet. Um jovem britânico criou um jogo no qual os internautas podem jogar sapatos contra Bush. O "game" está no site www.sockandawe.com.