A escritora britânica J.K. Rowling, responsável pelo saga de sucesso "Harry Potter", doou 1 milhão de libras (cerca de R$ 3,7 milhões) para uma campanha anti-independência da Escócia em relação ao Reino Unido.

CARREGANDO :)

Segundo o jornal "The Guardian", esta é a maior doação já recebida pelo movimento "Better Together" ("melhor juntos", em tradução livre), que é coordenado pelo ex-chanceler do partido trabalhista britânico, e amigo de Rowling, Alistair Darling.

O movimento para a independência escocesa ganhou força após a crise econômica mundial e a ascensão, em 2011, dos nacionalistas ao governo local. Um referendo sobre a independência do país, organizado pelo SNP (Partido Nacional Escocês), será realizado no dia 18 de setembro.

Publicidade

Até lá, os movimentos pró e anti-independência têm atuado para arrecadar recursos para suas campanhas e trocado acusações entre si. A disputa foi mencionada pela escritora em um texto, divulgado em seu site, no qual justifica a doação.

"A verdade é que a Escócia está submetida às mesmas pressões do século 21 que o resto do mundo", escreveu Rowling, que vive na cidade escocesa Edinburgh. "[O país] precisa competir nos mesmos mercados globais, se defender das mesmas ameaças e navegar no que ainda parece ser uma recuperação econômica frágil".

Para ela, questões importantes como a moeda a ser usada pelo país independente, a permanência na União Europeia e a confiança na renda do petróleo são deixadas de lado pelo alarmismo das campanhas.

"Se nós sairmos, não há volta. Essa separação não será rápida e limpa: serão necessárias microcirurgias para desembaraçar três séculos de interdependência, depois do que teremos que lidar com três vizinhos amargurados".