Um ex-alto responsável da defesa iraniana misteriosamente desaparecido na Turquia no mês passado teria sido um espião que trabalhava para os ocidentais desde 2003, afirmou neste domingo o jornal "Sunday Times".

CARREGANDO :)

Teerã acusa as agências de inteligência ocidentais de terem seqüestrado o general Ali Reza Asghari, ex-comandante dos Guardiões da Revolução e ex-vice-ministro iraniano da Defesa.

No entanto, vários meios de comunicação, entre eles o Washington Post, afirmam que Reza Asghari teria fugido de seu país e está "cooperando" com os serviços de inteligência dos Estados Unidos.

Publicidade

De acordo com o Sunday Times, seu desaparecimento em um grande hotel de Istambul, em fevereiro, durante uma visita privada, foi organizado no momento em que as autoridades iranianas começavam a investigar suas atividades.

Pelo menos dez membros de sua família saíram do Irã com ele, entre eles seus dois filhos e netos.

O general Ali Reza Asghari teria levado documentos sobre os vínculos do Irã com organizações terroristas do Oriente Médio, destacou o Sunday Times. Por outro lado, ele não teria documentos sobre o programa nuclear iraniano, sempre segundo o jornal.