Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acusação

Autoridades brasileiras negam ligações com as Farc

A assessoria do Ministério das Relações Exteriores negou que o ministro Celso Amorim tenha tido contato com representantes das Farc, como afirmou a revista. O assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, classificou a reportagem como "fantasiosa".

Entenda as acusações de ligação entre as Farc e governos

A revista afirma que teve acesso a e-mails do guerrilheiro Raúl Reyes, tido como porta-voz das Farc e que foi morto pelo exército colombiano em março. Nestes e-mails, estariam mencionados "cinco ministros, um procurador-geral, um assessor especial da Presidência, um vice-ministro, cinco deputados, um vereador e um juiz superior" brasileiros.

Encontro

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) confirmou por meio da assessoria de imprensa, nesta quinta-feira (31), que, atendendo a um pedido do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) o chefe da sub-secretaria de Direitos Humanos, Perly Cipriano, foi até o Presídio da Papuda, em Brasília, saber quais eram as condições de detenção do Padre Olivério Medina, tido como "embaixador" das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Brasil.

Cipriano e Paulo Vannuchi, ministro da SEDH, estariam entre os membros do governo citados nos e-mails. O encontro entre Cipriano e Medina é única relação que os assessores da SEDH vêem para que Vannuchi e Cipriano estejam nos e-mails obtidos pela revista.

Veja também

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Principais Manchetes

    Receba nossas notícias NO CELULAR

    WhatsappTelegram

    WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.