A governadora de Nova York, Kathy Hochul| Foto: Wikimedia Commons/Marc A. Hermann
Ouça este conteúdo

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, do Partido Democrata, e a chefe de contraterrorismo da polícia do estado, Rebecca Weiner, descartaram a possibilidade de motivação terrorista para uma colisão e subsequente explosão de um veículo nesta quarta-feira (22) em uma ponte perto das Cataratas do Niágara, na fronteira entre Estados Unidos e Canadá.

CARREGANDO :)

"Com base no que sabemos neste momento, e repito que tudo pode mudar, não há sinais de atividade terrorista", disse Hochul em uma entrevista coletiva, que visava transmitir uma mensagem de "calma" após o caso em que os dois ocupantes do veículo morreram.

Por sua vez, Weiner, em outra coletiva sobre a segurança no desfile do Dia de Ação de Graças na cidade de Nova York, que será realizado nesta quinta-feira (23), afirmou que várias agências estão coordenando investigações sobre o incidente e concluiu que, "neste momento, não vemos sinais de terrorismo".

Publicidade

Posteriormente, o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, acrescentou por meio da rede social X (antigo Twitter) que, após consultar Hochul e outras autoridades americanas e canadenses, "não há indicação de ameaça relacionada a esse incidente".

A explosão, que permanece sob investigação, ocorreu no final da manhã na ponte Rainbow, na fronteira entre Canadá e EUA, no norte do estado de Nova York, e informações conflitantes e às vezes contraditórias começaram a surgir em poucos minutos.

A governadora disse que o veículo ficou queimado e que não havia "nada além do motor", o que dificultaria a investigação, mas contou que um morador do oeste de Nova York que estava "provavelmente" nas "proximidades" foi identificado como um dos dois ocupantes falecidos.

Um dos vídeos que foram divulgados, aparentemente de uma câmera de segurança, mostra um veículo branco entrando na área de fronteira em alta velocidade e batendo em um canteiro, momento em que é impulsionado, uma imagem que é consistente com relatos da imprensa local.

A própria Hochul disse que o vídeo do incidente a deixa "de boca aberta e incrédula (ao ver) a altura em que o veículo passou por cima de uma cerca de 2,4 metros" depois de acelerar em "alta velocidade" e bater em um canteiro central. Ela acrescentou que um agente de fronteira ficou levemente ferido, mas foi salvo por estar dentro de uma guarita.

Publicidade

A ponte Rainbow foi fechada para que as investigações continuassem, mas outros acessos aos EUA a partir do Canadá foram abertos.

O incidente causou preocupação, pois ocorreu em um dos dias mais movimentados para viagens nos EUA devido ao feriadão de Ação de Graças.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]