Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas em uma avalanche que soterrou neste sábado (19) uma dezena de casas no arquipélago de Svalbard, um território norueguês no Ártico.
O governo anunciou a morte de um homem de 40 anos, e o balanço provisório de um hospital regional deu conta de nove feridos: quatro crianças e cinco adultos.
A avalanche aconteceu às 11h locais, na vertente do monte Sukkertoppen, que domina Longyearbyen, capital de Svalbard, cuja principal ilha é a de Spitzberg.
Uma dezena de casas de madeira de cores vivas, típicas do arquipélago, foram soterradas. Uma centena de socorristas, policiais e vizinhos tentavam remover os escombros.
As condições meteorológicas eram ruins desde sexta-feira, e as autoridades fizeram um apelo por cautela, enquanto a previsão era de ventos de até 150 km/h à noite.
O arquipélago de Svalbard, a centenas de quilômetros do Cabo Norte, é uma das regiões habitadas mais setentrionais do planeta.
Apesar da latitude extrema, tem um clima relativamente bom devido à corrente do Golfo, o que atrai turistas em busca de aventuras.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia