Uma avalanche nos Alpes italianos matou ao menos seis pessoas neste sábado (12), num dos eventos do gênero mais mortais dos últimos anos. De acordo com o porta-voz do corpo de bombeiros local, dos seis alpinistas mortos, quatro eram italianos; os demais não tiveram a nacionalidade ainda identificada. Uma mulher austríaca ficou ferida e foi levada para um hospital na cidade de Brunico. Outras pessoas atingidas pela avalanche conseguiram escapar sem ferimentos.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Líderes social-democratas europeus discutem crescimento e reformas
  • Número real de mortos em guerra civil no Sudão do Sul é ignorado por autoridades
  • Depois de 340 dias no espaço, astronauta decide se aposentar

Foi formado um grupo para as operações de busca com três helicópteros, cães especialmente treinados para a neve e mais de 70 profissionais. “Temos a informação de que havia diversos grupos de esquiadores na área da avalanche, por isso precisamos continuar as buscas”, declarou o porta-voz.

Publicidade

A avalanche ocorreu durante a manhã (horário local) no monte Nevoso, próximo à fronteira com da Itália com a Áustria, a mais de 3.000 metros de altitude. A região vinha sendo atingida por fortes nevascas nas últimas semanas.

Os alpinistas subiam a montanha quando foram atingidos pela massa de neve. Ainda não estão claras as razões que provocaram a avalanche. A área do monte Nevoso apresentava, no momento do incidente, risco três de avalanche, numa escala que vai até cinco, número que indica um risco alto, de acordo com jornais italianos.