Pelo menos seis crianças e um idoso morreram após ficarem enterrados na neve por causa de uma série de avalanches ocorridas na província de Ghor, no centro do Afeganistão.
"As fortes nevascas no distrito de Shahrak causaram avalanches que atingiram um grupo de crianças que brincavam perto de suas casas, e seis delas morreram", disse à Agência Efe o porta-voz do governador provincial, Abdul Haji Khatibi.
A fonte acrescentou que os menores ficaram presos sob a neve por mais de um dia até serem resgatados pelos vizinhos.
No distrito vizinho de Pasaband, as avalanches mataram um idoso que esteve soterrado durante duas horas, enquanto na região de Lal Wa Sarjangal três homens ficaram feridos depois que um desmoronamento atingiu suas casas.
O porta-voz provincial detalhou que na última semana as avalanches de neve destruíram pelo menos dez casas e mataram centenas de cabeças de gado, principal fonte de sustento da população rural afegã.
Segundo informou recentemente o Ministério da Saúde do país, o frio e as avalanches causaram 50 mortes neste inverno no Afeganistão, a maioria delas de crianças.
As mortes pelo frio são frequentes no conflituoso país asiático, devido à escassez de infraestruturas e serviços básicos, assim como pela baixa qualidade das casas, frequentemente simples barracas de campanha no caso dos mais desfavorecidos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast