O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enfrenta uma nova pressão de Moscou, que avança na região de Kharkiv| Foto: Reprodução/EFE/Presidência da Ucrânia
Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou nesta quarta-feira (15) que decidiu adiar todas suas viagens internacionais - que incluíam uma visita à Espanha na sexta (17) e outra em Portugal - para se concentrar na situação na nova frente aberta pela Rússia na região nordeste de Kharkiv.

CARREGANDO :)

“Volodymyr Zelensky deu instruções para adiar todos seus eventos internacionais nos quais planejava participar nos próximos dias”, informou seu gabinete em um comunicado, no qual também explicou que o chefe de Estado pediu que fossem encontradas novas datas para essas visitas.

O adiamento da agenda internacional da presidência ucraniana ocorre em meio a um avanço das tropas russas na região de Kharkiv, comunicado pelo chefe do Estado-Maior, general Anatoliy Barhylevych. “Sobre o terreno estão trabalhando os comandantes da Guarda de Fronteira, da Guarda Nacional e o próprio chefe do Exército, Oleksandr Sirski”, disse o gabinete do presidente.

Publicidade

Além disso, os serviços secretos estudam todos os “possíveis passos” que o inimigo está preparando.

Segundo a presidência, o comandante-chefe das Forças Armadas informa regularmente Zelensky sobre a evolução da situação, onde “forças adicionais estão sendo destacadas” das reservas.

A Ucrânia reconheceu nesta quarta que foi forçada a retirar-se de algumas das posições que defendia nos dois eixos da nova frente aberta pela Rússia na zona fronteiriça da região nordeste de Kharkiv para evitar baixas e ocupar novas posições para continuar defendendo seu território. (Com Agência EFE)

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]