Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no leste europeu

Avanço ucraniano faz governador de Belgorod declarar estado de emergência na região

Avanço ucraniano faz governador de Belgorod declarar estado de emergência na região
Militares russos sendo enviado para Kursk (Foto: EFE/EPA/RUSSIAN DEFENCE MINISTRY PRESS SERVICE)

Ouça este conteúdo

O governador da região russa de Belgorod, Viacheslav Gladkov, declarou estado de emergência nesta quarta-feira (14) em todo o seu território, que faz fronteira com a região de Kursk, onde as tropas ucranianas realizam uma ofensiva desde o último dia 6.

"A situação na região de Belgorod continua extremamente difícil e tensa. Bombardeios diários das Forças Armadas da Ucrânia, casas destruídas, civis feridos e mortos", disse Gladkov em um vídeo publicado no seu canal no Telegram.

“Para proteger ainda mais a população e fornecer apoio adicional às vítimas, decidimos declarar o estado de emergência regional em Belgorod a partir de hoje”, acrescentou.

O governador declarou ainda que pedirá ao governo russo que declare a região em estado de emergência em nível federal.

Na região de Belgorod, tal como nas regiões vizinhas de Kursk e Bryansk, todas elas fronteiriças com a Ucrânia, está em vigor desde sexta-feira (9) o “regime de operações antiterroristas” implementado pelas autoridades federais.

O comando militar russo anunciou o envio de reforços para a região de Kursk para enfrentar a ofensiva ucraniana, que é o primeiro ataque de forças terrestres em território russo em quase dois anos e meio de guerra.

Segundo Kiev, em apenas oito dias as tropas ucranianas assumiram o controle de mais de 1.000 quilômetros quadrados do território da região de Kursk.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Georgy Tiji, declarou nesta terça-feira que, “ao contrário da Rússia, a Ucrânia não precisa de territórios estrangeiros”.

“A Ucrânia não está interessada em tomar o território da região de Kursk”, enfatizou, frisando que o objetivo da operação em curso é proteger a população ucraniana dos ataques provenientes das regiões fronteiriças russas.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros