Os aviões do exército sírio bombardearam hoje os arredores de Damasco, em meio a novos confrontos entre rebeldes e tropas do governo na zona, indicou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Os ataques tiveram como alvo a cidade de Zamalka, leste, Duma, nordeste, e a região de Ghuta oriental, informou o OSDH.
Os aviões do exército bombardearam também no sul de Damasco a localidade de Sabineh, a estrada que leva às cidades de Deraa e Moadamiyet al Sham.
Os rebeldes e as tropas travaram intensos combates na cidade de Daraya, onde o exército bombardeava posições dos insurgentes, segundo o Observatório.
O exército sírio lançou esta semana uma grande ofensiva contra as zonas rebeldes dos arredores da capital, em um esforço para ganhar pulso depois de quase dois anos de conflito. Há 22 meses, Assad tenta esmagar uma revolta que já deixou 60 mil mortos. O governo perdeu o controle de grandes partes do país, mas as forças de Assad, apoiadas por seu poderio aéreo, têm conseguido manter até agora os rebeldes distantes do centro da capital.
O jornal pró-regime Al Watan afirma que o exército está "decidido a arrasar com o terrorismo em torno da capital e nas grandes cidades".
Em outros pontos do país, um menino morreu no bombardeio à cidade de Qusair, na província de Homs (centro).
Igualmente explodiram confrontos na cidade de Deir Ezor.