Equipes médica foram chamadas ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York, na manhã desta quarta-feira (5), depois que um avião da companhia aérea Emirates informou que passageiros do vôo estavam doentes.
De acordo com a imprensa americana, o Airbus A380 transportava 521 passageiros quando pousou no aeroporto às 9h10 (10h10 no horário de Brasília), vindo de Dubai, nos Emirados Árabes. O piloto informou que várias pessoas a bordo relataram estar com febre e muitos estavam tossindo.
Informações preliminares sobre o caso davam conta que cerca de 100 passageiros estavam doentes, mas em um comunicado, a companhia aérea confirmou que cerca de 10 estavam passando mal. “Na chegada, por precaução, eles foram atendidos pelas autoridades de saúde locais. Todos os outros desembarcarão em breve. A segurança e o cuidado de nossos clientes é nossa primeira prioridade”, disse a Emirates pelo Twitter.
Statement: Emirates can confirm that about 10 passengers on #EK203 from Dubai to New York were taken ill. On arrival, as a precaution, they were attended to by local health authorities. All others will disembark shortly. The safety & care of our customers is our first priority.
â Emirates Airline (@emirates) 5 de setembro de 2018
Os passageiros doentes foram levados a hospitais para tratamento. Os que estão bem de saúde, segundo o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC), poderão seguir viagem e, se necessário, serão acompanhados por profissionais de saúde.
De acordo com o jornal New York Times, o departamento de polícia de Nova York, a autoridade portuária da polícia e o CDC estão investigando o caso. Sinais apontam para a possibilidade de gripe.
Fotos de passageiros mostram filas de ambulâncias e caminhões de bombeiros no asfalto. Larry Coben disse no Twitter que os passageiros foram convidados a preencher formulários do CDC detalhando para onde viajaram recentemente.
BREAKING: An Emirates A380 in quarantine at JFK Airport right now awaiting CDC officials after about 100 passengers became ill with fevers over 100 degrees and coughing. Flight 203 had just arrived from Dubai. pic.twitter.com/lyUgNbMaEW
— Sam Sweeney (@SweeneyABC) 5 de setembro de 2018
Eric Phillips, porta-voz da prefeitura de Nova York, disse que dez pessoas foram encaminhadas a um hospital, oito receberam medicação no aeroporto e o restante foi liberado.