Um avião de transporte militar russo Il-76 caiu nesta terça-feira (12) ao decolar da região de Ivanovo, no centro da Rússia, com 15 pessoas a bordo, segundo informou o Ministério da Defesa russo.
Segundo dados preliminares, o motivo da queda, ocorrida pouco antes das 13h (horário local, 7h de Brasília), foi um incêndio deflagrado em um dos motores da aeronave, que teria começado em pleno voo.
A nota oficial confirma a morte de todos os 15 ocupantes, oito tripulantes e sete passageiros, que realizavam um voo de instrução após a decolagem do aeródromo de Severni.
O Il-76 caiu em uma área arborizada perto de um cemitério no norte da capital regional, a menos de 300 quilômetros de Moscou.
O piloto tentou redirecionar o avião e fazer um pouso de emergência no aeródromo, mas não conseguiu endireitar o rumo e evitar a queda da aeronave.
No vídeo gravado por uma testemunha ocular e divulgado pelo portal BAZA, é possível ver como uma das asas do Il-76 queima pouco antes da queda.
A comissão de investigação do comando central da Força Aérea Russa foi ao local para esclarecer as causas do incidente. A tragédia coincidiu com um ataque massivo de drones por parte da Ucrânia contra uma dúzia de regiões russas, nas vésperas das eleições presidenciais neste país.
No final de janeiro, um Il-76 russo com 65 prisioneiros ucranianos a bordo foi supostamente abatido por Kiev na região de Belgorod, de acordo com o Comitê de Instrução russo.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ