Pelo menos 50 pessoas sobreviveram à queda de um avião na Nigéria na noite de sábado e que levava 118 pessoas a bordo. Alguns deles, funcionários de alto escalão do governo nigeriano.
- Há muito sobreviventes. Cerca de 50, metade dos que estavam a bordo - disse o porta-voz do governo do Estado de Oyo.
O vôo 210 da Bellview Arlines partiu às 20h54m (horário local) de Lagos rumo à capital Abuja, perdendo o contato com a torre de controle durante uma forte tempestade elétrica.
Segundo as autoridades, o avião transportava 110 passageiros e oito tripulantes.
- O governo pode confirmar que o vôo 210 da Bellview caiu, confirmando nossos piores presságios - afirmou o ministro da Informação, Frank Nweke.
Inicialmente, as autoridades haviam informado que restos do avião haviam sido encontrados na cidade de Kishi, notícia desmentida horas depois pela rede de televisão nigeriana AIT. Os destroços foram localizados na vila de Lisa, próximo de Ifo. Uma equipe da AIT conseguiu imagens do avião.
Ifo está localizada a 50 quilômetros a noroeste de Lagos, a mais importante cidade da Nigéria e de onde decolou o avião Boeing 737 com destino à capital Abuja.
Também não se sabia, inicialmente, se o avião havia caído ou se tinha sido seqüestrado ou até mesmo realizado uma aterrissagem de emergência.
O piloto fez uma chamada de emergência minutos depois da decolagem, na noite de sábado, indicando que o avião tinha um problema técnico.
Ainda não foi informado quais os funcionários de alto escalão estavam a bordo, mas dezenas de vôos ligam diariamente a cidade de Lagos com Abuja, no centro do país e com a maior população da África.
Liz Verdier, um porta-voz da Boeing, disse a uma rede de televisão americana que a companhia trabalhará com o organismo americano de segurança do transporte se este lhe pedir ajuda para uma investigação.
A nova localização, no entanto, que está mais próxima de Lagos, explicaria por que a torre de controle perdeu o contato com o avião poucos minutos depois da decolagem, quando a aeronave entrou em uma tempestade elétrica.