Caixa-preta do avião da TransAsia que caiu na última quarta-feira (4)| Foto: David Chang/Efe

As autoridades de Taiwan informaram nesta sexta-feira (6) que houve falhas nos dois motores antes da queda do avião turboélice da TransAsia Airlines, que deixou pelo menos 35 mortos na última quarta (4) após decolar da capital Taipé.

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Segundo o diretor-executivo do Conselho de Segurança de Voo do país, Wang Xingzhong, a análise preliminar das caixas-pretas do ATR 72-600 mostraram que 35 segundos depois da decolagem o motor esquerdo entrou em ponto morto em vez de manter a aceleração.

Diante da primeira falha, os pilotos enviaram um sinal de alerta à torre de controle do aeroporto de Songshan, de onde haviam decolado, e tentaram estabilizar a aeronave apenas com o motor direito.

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Da mesma forma que o esquerdo, o motor direito não respondeu aos comandos da tripulação e se manteve em ponto morto, não dando força para que o avião pudesse se manter em voo.

Após a segunda falha, o gravador interno da aeronave registrou um forte ruído, que pode ter sido a queda, e a partir daí se interrompeu a gravação, pouco menos de três minutos após a decolagem do ATR 72-600.

Além das gravações e do alerta à torre de controle, foram registrados nas caixas-pretas cinco alertas automáticos de que a aeronave estava perdendo a força suficiente para manter o voo.

Imagens de câmeras colocadas em dois carros divulgadas na quarta mostraram que o avião fez um desvio para a esquerda antes de virar em 90 graus, atingir um táxi e a mureta de uma ponte por onde passava o automóvel antes de cair no rio.

As autoridades taiwanesas já recuperaram 35 corpos dos 58 passageiros a bordo e continuam as buscas por mais oito pessoas que ainda estão desaparecidas. Outros 15 viajantes sobreviveram.

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Herói

O Conselho de Segurança de Voo e analistas saudaram o piloto Liao Chien-tsung, 42, como um herói por ter conseguido desviar de uma zona densamente povoada de Taipé e fazer com que o ATR 72-600 caísse no rio Keelung.

Segundo a imprensa taiwanesa, ele foi encontrado morto com as duas mãos no manche de comando e as pernas fraturadas. Para os investigadores, este foi um sinal de que ele tentou até o último momento controlar a direção e limitar os danos.

A aeronave da TransAsia fazia o voo GE235, de Taipé para a ilha de Kinmen, controlada por Taiwan, mas próxima à província chinesa de Fujian. Dos 58 passageiros, 31 eram originários desta região.

Este é o segundo acidente da companhia aérea com um avião do mesmo modelo em menos de um ano. Em 23 de julho de 2014, um ATR 72-500 da TransAsia caiu ao tentar um pouso não programado na ilha de Penghu, em Taiwan, provocando a morte de 48 pessoas a bordo e deixando oito feridos.

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