A presidente do Chile, Michelle Bachelet, convidou nesta segunda (18) seu sucessor, o oposicionista Miguel Sebastián Piñeira, de centro-direita (recém-eleito), para participar ao seu lado da Cumbre do Rio, que será realizada em Cancún (México). Na ocasião, o Chile deixará a Presidência temporária do grupo. Os dois políticos tomaram café na manhã de hoje na casa de Piñeira, em Santiago. Nos últimos meses houve ataques entre ambos em decorrência da disputa nas eleições.

CARREGANDO :)

Bachelet disse que, ao conversar com Piñeira, garantiu uma transição do poder tranquila e segura. Vamos garantir segurança necessária para a transmissão do cargo, afirmou a presidente chilena, em um rápido pronunciamento. O Chile segue avançando. Queremos uma sociedade mais protegida com leis que assegurem os direitos e justiça para todos.

Neste domingo (17), Piñeira venceu com 51,6% dos contra 48,3% dados ao candidato governista, o ex-presidente Eduardo Frei Ruiz, de centro-esquerda, apoiado por Bachelet. A eleição foi considerada a mais apertada da história da redemocratização do Chile. Cada voto foi disputado. O oposicionista venceu com o discurso da mudança e renovação.

Publicidade

Mostramos ao mundo a nossa maturidade. Vamos seguir apoiando a todos com seus direitos e o espírito de unidade e renovação, disse a presidente Bachelet, depois de uma manhã de eventos. Ela visitou Piñeira, pela manhã, depois sancionou a Lei de Fertilidade e entre um e outro compromisso esteve com Frei.

De acordo com Bachelet, ela visitou o ex-presidente, derrotado ontem nas eleições, para prestar seu apoio e solidariedade. Fui dar um abraço em Frei e sua família, disse ela. A presidente não participou diretamente da campanha de Frei, mas seu filho e sua mãe, além de vários assessores, atuaram arduamente em favor do ex-presidente.

A vitória de Piñeira foi a primeira em 20 anos depois que a esquerda assumiu o poder no Chile. Bachelet avisou que pretende voltar em 2014 ao governo. Antes de transmitir o cargo em março, ela fará uma série de viagens ao exterior, incluindo México, Argentina, Uruguai e Colômbia.