Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Líbia

Bala na barriga matou Kadafi, diz médico

Muamar Kadafi foi fatalmente ferido por uma bala em seus intestinos depois de ser capturado, de acordo com um médico que examinou o corpo, em meio a relatos conflitantes sobre a morte do ex-líder líbio.

Kadafi, de 69 anos, foi morto na quinta-feira depois de capturado por combatentes líbios do governo provisório, a quem ele havia chamado de "ratos" no começo da insurreição de oito meses que pôs fim a seus 42 anos no poder.

Ele foi localizado na quinta-feira, quando as forças líbias assumiram o completo controle da cidade-natal de Kadafi, Sirte.

"Kadafi foi capturado vivo, mas morreu depois. Houve uma bala e essa foi a causa primária de sua morte; ela penetrou em suas entranhas", afirmou o dr. Ibrahim Tika à TV al Arabiya. "E houve uma outra bala na cabeça, que entrou e saiu".

Antes, o primeiro-ministro do governo provisório líbio, Mahmoud Jibril, ao ler o que disse ser o relatório da autópsia, declarou que Kadafi foi retirado sem resistência de um "cano de esgoto", alvejado no braço e colocado em um caminhão, que foi então "pego num cessar-fogo" enquanto o levava ao hospital.

Também há relatos de que o ex-ditador líbio havia levado um tiro na cabeça.

Imagens mostravam um homem com os cabelos longos e encaracolados de Kadafi, coberto de sangue e sofrendo golpes de homens armados.

Tika, que também examinou o filho de Kadafi, Mo'tassim, disse que ele teria morrido depois do pai.

"Quanto a Mo'tassim, houve um ferimento no peito e logo abaixo do pescoço. Havia outros ferimentos nas costas e nas pernas", disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.