LONDRES - Uma baleia de mais de 5 metros de comprimento apareceu nesta sexta-feira pela manhã no Rio Tâmisa, em Londres, atraindo curiosos e preocupando as autoridades. Equipes de resgate foram acionadas para tentar auxiliar o animal a retornar para alto-mar.
- Essa é uma experiência única. Essa espécie geralmente só é encontrada em águas muito profundas. Se ela está aqui é porque provavelmente está doente. Serão necessários vários barcos e muita organização para conduzi-la de volta ao mar - contou à Sky News um dos responsáveis pela tentativa de resgate, Tony Martin. - Não vai ser um trabalho fácil.
Acredita-se que o animal seja um exemplar da espécie "nariz de garrafa" típica da região norte. Segundo Richard Sabin, do Museu de História Natural, este é o primeiro registro de aparecimento de baleias no Tâmisa desde 1913.
Os movimentos da baleia são acompanhados de perto pela polícia, que segue sua evolução de um sem-número de barcos, e também pela imprensa televisiva local, que monitora o drama do animal do alto, de helicópteros.
Segundo as redes de TV, uma segunda baleia foi avistada.