Ao menos 58 pessoas ficaram feridas, 11 em estado grave, após uma balsa ter se chocado com o cais na região sul da ilha de Manhattan, em Nova York, a uma velocidade de 19 km/h. Esse transporte é muito utilizado por pessoas que trabalham na ilha.
O acidente aconteceu ontem de manhã, às 8h50 (11h50 em Brasília). O barco, que vinha de Highlands, subúrbio do Estado de Nova Jersey, transportava 326 passageiros e cinco tripulantes.
Com o impacto, parte do casco da proa do barco foi destruído, assim como os vidros, que se estilhaçaram. Os passageiros dizem que foram arremessados. "As pessoas caíram sobre mim. Foi um choque repentino", disse James McGovern, um dos passageiros feridos.
A Comissão de Transporte e a Guarda Costeira ainda investigam o que provocou o acidente. Passageiros dizem que a embarcação se aproximou de forma muito rápida do atracadouro.
Os cinco membros da tripulação responsáveis por conduzir a barca passaram por teste de uso de drogas e álcool.
A empresa possui quatro barcas de 42 metros de comprimento, com capacidade para 400 passageiros, e uma outra, que pode levar 149 passageiros. As embarcações fazem o serviço entre Highlands e outros subúrbios de Nova Jersey e Nova York.
Expansão
A costa de Nova York possui o terceiro maior tráfego de barcas no mundo. Nos últimos anos, a cidade de Nova York expandiu o transporte marítimo para diminuir o tráfego de carros nas pontes da cidade e nos trens que ligam Manhattan a seus subúrbios.