A prefeita de Baltimore (Maryland, EUA), Stephanie Rawlings-Blake, anunciou neste domingo (03) a suspensão do toque de recolher instaurado há seis dias depois dos distúrbios e saques ocorridos na cidade após o funeral do jovem Freddie Gray, morto enquanto estava em custódia policial.
“Com efeito imediato, rescindi minha ordem de instaurar um toque de recolher em toda a cidade”, assegurou Rawlings-Blake em comunicado. “Meu objetivo sempre foi não manter o toque de recolher um dia além do necessário”, acrescentou.
O toque de recolher, que obrigava todos os habitantes da cidade a não sair de suas casas entre 22h e 5h, foi implantado na segunda-feira como resposta à onda de saques e violência suscitada em Baltimore após o funeral de Gray, de 25 anos.
Para conter os distúrbios, o governador de Maryland, Larry Hogan, ordenou também o envio de cerca de 2 mil soldados da Guarda Nacional.
“(O toque de recolher) não foi uma decisão fácil, mas achei necessária para ajudar a restaurar a tranquilidade na cidade”, indicou Rawlings-Blake.
Durante a semana, continuaram os protestos e manifestações contra o abuso policial em Baltimore, embora com a passagem dos dias foram adquirindo um ambiente pacífico, e ontem milhares de manifestantes se concentraram perante a Prefeitura no centro da cidade.
Deixe sua opinião