A Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo iraquiano lançarão em maio um plano para atrair apoio internacional às autoridades do país e para definir suas necessidades na reconstrução, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na quinta-feira.
Falando a jornalistas após reunião com a presidente da Suíça, Micheline Calmy-Rey, Ban disse que lançará o Compacto Internacional com o Iraque no dia 3 com o primeiro-ministro Nuri Al Maliki em Sharm El Sheikh, balneário egípcio no mar Vermelho.
Imediatamente depois dessa reunião, haverá uma conferência ministerial com funcionários de todo o Oriente Médio e de grandes potências, disse Ban.
"Espero que esses dois eventos internacionais também tenham um papel importante em ajudar o governo iraquiano a restaurar a paz e a segurança", disse o sul-coreano, que assumiu o cargo no começo do ano.
O objetivo do Compacto Iraquiano (www.iraqcompact.org) é ampliar o apoio internacional às forças governantes em Bagdá e definir as necessidades do pais em áreas como saúde, infra-estrutura e serviços sociais.
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”